Pauline charoki
MInha formação
Francesa, mãe, advogada e educadora, moro no Brasil há 15 anos, país que me acolheu e onde me sinto em casa. Empreendo desde que cheguei no Brasil. Em 12 anos, orientei mais de 20.000 brasileiros na elaboração e realização de um projeto de estudos ou trabalho na França. Aos 35 anos e com a maternidade, descobri o que era a verdadeira inteligência: a inteligência emocional. Iniciei um trabalho intenso de autoconhecimento, de estudos da parentalidade até descobrir e me apaixonar pela Comunicação Não Violenta em 2019. A CNV trouxe luz no meu caminho e me transformou. Hoje meu objetivo é difundir essa forma de se relacionar consigo mesmo, os outros, a sociedade atuando no mundo através dessa ferramenta de transformação social, desse exercício de interioridade cidadã como fala Thomas D’Ansembourg, um dos meus professores. Me formei no Brasil e na França participando de vários cursos, estudos e vivências. Me sinto pronta, entusiasmada e engajada em compartilhar esse conhecimento. E ao ensinar a CNV, me orgulho de poder usar hoje os ensinamentos que recebi aos 23 anos no meu mestrado em direitos fundamentais.
MINHA VIDA
Sou caiçara do sul da França (Nice)! Ainda na França, participei de competições de nado sincronizado, estudei latim por 4 anos, fui salva vidas e ajudei meu pai a construir um veleiro. No Brasil, com meu companheiro, descobri 2 grandes práticas de uma vida saudável e consciente: o vegetarianismo e o yoga. Para apimentar esse equilíbrio físico e mental, o levei para saltar de paraquedas! Já resgatei uns 30 animais da rua (quando era pequena, meu sonho era ser veterinária!). Adoro um bom queijo com vinho tinto no inverno, uma quiche com salada e vinho rosé fresquinho no verão. Preciso cozinhar um pouco todos os dias, é um ritual que me dá equilíbrio. E como boa francesa, adoro falar de comida comendo! Durante a pandemia, viemos morar no litoral norte de SP, perto da natureza e do mar. Decidimos viver com menos mas com muito mais presença e tempo de qualidade. Dedico uma boa parte do meu tempo a meus filhos que me incentivam a ser a melhor versão de mim mesma.
minha missão
Ajudar pessoas a viver e conviver melhor:
– desenvolvendo competências emocionais e relacionais;
– facilitando processos de mudança que ajudam a aflorar nossa consciência e autenticidade e lidar com os conflitos de forma criativa e compassiva;
– contribuir para a construção de uma cultura de paz nas organizações.
o que guia meu trabalho?
Ensino-Aprendizagem
Tendo consciência da interdependência entre o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano, vejo meu trabalho com uma troca de experiências e conhecimentos, me entregando para um processo de empoderando COM o outro.
Não Violência
Atuo para a construção do diálogo e de uma cultura de paz,
abandonando atitudes e ações violentas, respeitando a diversidade dos modos de pensar e agir e cultivando convivências baseadas na empatia e no real interesse.
Equidade
Já que vivemos em uma sociedade desigual, decido tratar meus alunos e parceiros com equidade, considerando as características individuais e necessidades específicas de cada um e, dessa forma, contribuo para corrigir os desequilíbrios existentes.
um mundo onde os direitos fundamentais do ser humano sejam garantidos, onde ensinamos o respeito à vida combatendo a discriminação, preconceito, violência, injustiça, desigualdade social, opressão política ou social. Essa transformação passa pela construção de relações baseadas na colaboração e conexão humana. E é aqui que atuo através da Comunicação Não Violenta.
quer conversar comigo?
RECEBA CONTEÚDO GRATUITO POR E-MAIL
Inscreva-se agora para receber nossa newsletter mensal com conteúdo gratuito e as novidades sobre cursos online e presenciais.
Não se preocupe, não mandamos muitos e-mails!