Se você tiver dificuldade em elogiar ou expressar agradecimentos sinceros e profundos , a CNV oferece um método simples e eficaz. A Comunicação Não Violenta é conhecida e reconhecida como uma técnica para melhor a comunicação e gestão de conflitos.
O que é menos conhecido é que ela serve também para elogiar e agradecer. Os elogios se tornam mais impactantes e personalizados.

Fazer um elogio já faz bem, né?!

Sim, já é bom porque todos nós nos sentimos mais ou menos confortáveis ​​em dar (e receber) elogios. Tudo depende da nossa personalidade, da nossa educação e dos nossos hábitos.
Para algumas pessoas já será difícil dizer uma palavra gentil como “obrigado” ou “parabéns”. Para outros, por outro lado, será muito fácil distribuir “obrigado” e “parabéns”.
Distribuir elogios simples é um reflexo e um ato natural dessas pessoas. Outros ainda estão acostumados a encher todos de elogios e superlativos. Às vezes sinceros, às vezes exagerados, como “Isso foi realmente ótimo”, “você é ótimo”, etc.

Mas nem todos os elogios são iguais

O problema com esses elogios simples e às vezes exagerados é que geralmente carecem de contexto e profundidade. A pessoa que recebe um “isso foi ótimo” pode ter dificuldade em entender ou aceitar o elogio . Ela pode até ter uma opinião totalmente diferente e simplesmente não entender o elogio. Você já assistiu a um espetáculo (música/teatro/etc) e parabenizou um artista no final da apresentação com um “foi ótimo”?  Talvez você tenha recebido algo como “Obrigado… mas aconteceu algo que não foi planejado ou esqueci meu texto.’’ É como se o seu elogio não tivesse importância para o seu interlocutor. Frustrante, né? É normal! Porque você não conseguiu transmitir a mensagem que queria.
Você tem a sensação de não ter sido ouvido e compreendido. Mas se o seu elogio não foi apreciado pelo seu justo valor, se foi mal compreendido ou mal compreendido, talvez faltou contexto ou profundidade?  Talvez ele tenha soado um pouco “vazio”? Para que o seu elogio seja melhor ouvido e compreendido, basta dar-lhe um pouco mais de contexto e profundidade .

A CNV fornece uma técnica de três pontos para dar mais contexto e profundidade aos seus elogios.

As 3 etapas para transformar seu elogio em apreciação

Esta técnica é retirada do livro de Marshall Rosenberg “Palavras são janelas (ou são paredes)”. Ele contém 3 etapas simples que podem ser aplicadas em qualquer ordem.

O autor também explica que essas etapas podem ser muito breves. Um elogio não precisa durar 10 minutos para causar impacto, pelo contrário.
Aqui estão as principais etapas para expressar um elogio autêntico e impactante:

  1. Descreva as ações específicas que contribuíram para seu bem-estar;
  2. Expresse a sensação de prazer associada a esses atos;
  3. Detalhe a(s) necessidade(s) que esses atos satisfizeram em você.

Quanto mais você der um contexto preciso e detalhado, mais permitirá que seu interlocutor compreenda a importância para você de expressar esse elogio.

Se pegarmos o exemplo de uma peça que você gostou. Não seja vago sobre o que te impactou, simplesmente dizendo “foi ótimo”, forneça um detalhe/momento específico. Mencione, por exemplo, sua cena favorita ou a cena que mais te emocionou ou te fez rir.

Se continuarmos com o mesmo exemplo de peça e sua cena favorita, você poderia explicar que essa cena realmente te fez rir. Você está feliz por ter tido uma noite tão boa. Aqui o seu sentimento é simplesmente o prazer de passar uma boa noite e rir. ”Achei essa cena muito engraçada e ri muito! Eu me diverti muito passando esta noite aqui.”

Ainda no exemplo da peça e na sua cena hilária favorita. Você poderia dizer por exemplo: ”Fazia muito tempo que eu não ria tanto e tive um dia difícil então foi muito bom relaxar.”

Expressar o que é agradável às vezes é tão complicado quanto expressar o que não está bom para você, e a Comunicação Não Violenta é uma ferramenta para apreciar e agradecer os momentos bons e leves da vida!

Bora praticar?!

Deixe um comentário