Meu processo de transformação: por que escolhi a CNV?
Em um momento da vida em que eu estava pronta a questionar e sentir, a Comunicação Não Violenta me acolheu e deu clareza à minha existência, minhas escolhas além de me proporcionar um outro olhar sobre as minhas relações, sobre a humanidade. E o melhor é que a profundidade desse tema nos leva também a perceber o quanto existem ruídos, julgamentos e jogos de poder nas nossas conversas. Por isso hoje consigo me comunicar de forma mais produtiva e assertiva sem perder o vínculo humano.
Como começou?
Sou francesa e formada em direito e pedagogia na França. Cheguei no Brasil em 2007. Ainda estudante, iniciei um projeto de preparação de jovens brasileiros para ingressar nas melhores universidades francesas e a partir dessa experiência fundei o IFESP (Instituto de Estudos Franceses e Europeus de São Paulo), especializado no ensino de francês online. Foram 12 anos de grande sucesso profissional, formando mais de 25.000 alunos, atendendo mais de 900 empresas e universidades e realizando projetos com o setor público.
Com a maternidade e os conflitos acontecendo na minha empresa, decidi me investigar, me afastar e dar uma ’’pausa’’ na minha vida para focar na realização pessoal, mergulhando em novos ambientes, aprendendo a cuidar de mim e das minhas relações.
Como a CNV me impactou e transformou?
Aos 35 anos, descobri o que era a verdadeira inteligência: a inteligência emocional. Iniciei um trabalho intenso de autoconhecimento, de estudos da parentalidade até me apaixonar pela Comunicação Não Violenta.
Os ensinamentos e a prática da CNV me impactaram muito e continuam me impactando todos os dias. Pois desconstruir uma boa parte do que aprendemos e reconstruir sua própria autenticidade, reaprender a escutar, se expressar e atuar no mundo de forma que sirva à vida, ou seja sirva a mim, aos outros e ao sistema, é um processo.
E como o Marshall dizia: ‘’a vida não fica mais fácil com a CNV mas sim mais rica.’’ É um processo que, para mim, vale muito a pena viver e compartilhar. Acredito sim que posso melhorar nossa humanidade através dela.
Hoje meu objetivo é difundir essa forma de se relacionar consigo mesmo, os outros, a sociedade, o trabalho, o ambiente…. atuando no mundo através dessa ferramenta de transformação social, desse exercício de interioridade cidadã como fala Thomas D’Ansembourg, um dos meus professores.
Por que escolher a CNV para cuidar de si mesmo e suas relações?
A CNV promove uma mudança social através das competências da ‘’vida’’ como: a empatia, a escuta, a gestão de conflitos, a gestão de projetos colaborativos, a humanização do atendimento, negociações diplomáticas e comerciais.
Os benefícios da CNV são: relacionamentos mais ricos, respeitosos e saudáveis com seus familiares, alunos, colegas, funcionários; um ambiente de trabalho favorável e próspero; um aumento da produtividade tanto profissional quanto pessoal.
Quando escolhemos a CNV, começamos a colocar tijolinhos para uma mudança intrapessoal, interpessoal e sistêmica. É a paz que construímos dentro de nós que se reflete em nossas relações. Não é à toa que um dos livros de Marshall Rosenberg chama A linguagem da paz em um mundo de conflitos!
Como aprender e praticar comigo?
Proponho facilitar palestras e treinamentos em Comunicação Não Violenta que representam o início de uma longa jornada para cada participante, que levará esse conteúdo e essas vivências para o resto de sua vida. Meu papel é despertar sua autenticidade (o que está vivo dentro de você, sua verdade, suas necessidades), sua consciência (sabendo que toda mudança acontece a partir da tomada de consciência) e seu poder empático e compassivo. Esse processo de transformação muda naturalmente sua forma de se comunicar e se relacionar e consequentemente sua qualidade de vida.
A CNV engloba temas como: inteligência emocional, empatia, escuta ativa, comunicação assertiva, atendimento humanizado, prevenção e gestão de conflitos, mediação, diversidade e inclusão.
Atuo principalmente nas empresas e nas escolas. Tenho parceria com ONG’s e ajudo casais e pais a transformar suas relações e resolver conflitos.
Para quem quiser iniciar agora, ofereço um curso online, fruto de estudos, treinamentos e vivências em CNV no Brasil e na França.